quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Espreguice !!!


Hummmmm...dá aquela velha esticada no corpo quando acorda é bom demais, revigorante e prazeroso. Depois de uma matéria que li no site Minha Vida, nunca mais vou deixar de me espreguiçar nessa vida e com muito gosto ^^.

Veja 7 motivos (bem especiais) para você dar aquela espreguiçada de manhã (ou ao acordar):

1. Acorda o cérebro: "ao dar aquela espreguiçada, os músculos se esticam e sua circulação sanguínea é ativada, mandando uma mensagem de alerta para cérebro", explica o ortopedista Fabio Ravaglia. Isso que ajuda a dar "aquele gás" na disposição, mesmo que seja uma segunda-feira cinzenta e cheia de trabalho pela frente.

2.
Dá mais prazer: Fabio explica que o ato de se espreguiçar libera endorfinas através dos músculos, hormônios neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem-estar. Outro hormônio, a serotonina, também é liberada nesse processo, o que ajuda também a ativar a memória e a dar mais disposição ao corpo.


3. Afasta dores de cabeça: o tipo mais comum de dor de cabeça é a cefaleia tensional que, entre outras coisas, pode ser causada pela tensão muscular, afirma o especialista. Sendo assim, espreguiçar ajuda a mandar a dor embora, pois os músculos distensionados enviam informações de que o cérebro também pode relaxar.

4. Lubrifica as articulações: nossas articulações possuem o chamado líquido sinovial, cuja função é auxiliar na lubrificação das articulações, ou seja, auxiliar o bom funcionamento delas. Para mantê-lo em bons níveis, o alongamento dos músculos é fundamental, por isso, espreguiçar é uma maneira boa de deixar as articulações em ordem.

5. Deixa o corpo de jovem: a partir da adolescência, começamos a perder a flexibilidade. Por falta de alongamento, problemas de coluna e joelhos começam, cada vez mais, a aparecer nos jovens. Espreguiçar-se é uma forma de alongar e preservar a flexibilidade.

6. Reduz riscos de lesões: se você é o famoso "esportista de final de semana", com certeza, sabe que antes daquela partida de futebol ou de umas braçadas na piscina é preciso fazer um bom alongamento. Entretanto, é importante que você estenda essa prática ao dia a dia, para evitar os problemas típicos desse hábito. "Espreguiçar deve ser um hábito diário, realizado pela manhã e à noite", diz o ortopedista.

7. Alivia a fibromialgia: Fabio explica que é cientificamente comprovado que para os portadores da fibromialgia (a doença em que o paciente apresente uma condição de dor generalizada e crônica). Espreguiçar-se pode trazer um bom alívio às dores, pois o alongamento da musculatura de todo o corpo ajuda a minimizar a tensão acumulada nas articulações.

Matéria Minha Vida por Ana Mª Madeira

Fica a dica!! Espreguice!!

7 comentários:

  1. Nossa, se deixar eu me espreguiço o dia inteiro, não apenas de manhã hahahaha
    ADOOOORO!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. o mundo é pequeno rsss ...
    vou visitar sempre o seu. tô seguindo tb.
    Bjo !
    http://omeuadorno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fiquei feliz e quem "promoveu" esse encontro foi a Gal do blog Menina Fútil, pois o nome do seu blog tá no HOTBLOGS dela.

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito de me espreguiçar...

    ResponderExcluir
  5. Amiga eu sou a Maria preguiça , vivo me espreguiçando hahahahaha parece que sempre to levantando da cama hahahaha
    amei as dicas bem legais !!
    bjssss

    ResponderExcluir
  6. Oi July!Adoro seu blog, sempre passo por aqui!!!Queria saber onde vc encontrou a foto que ilustra esse post!ADOREI TOTAL!bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu quase nunca faço isso!
    Vou tentar fazer mais...quanta coisa boa néam?
    Beijo!

    ResponderExcluir

É sempre bom saber sua opinião!!

Powered By Blogger